Sangen: Triângulo, Círculo e Quadrado


Em todo estudo esotérico a Lei do Três está sempre presente, da mesma forma, no xintoísmo e no Aikido, tudo pode ser entendido como componentes com três partes e entendido sobre três aspectos. No esoterismo ocidental denomina-se esta verdade como a famosa Lei do Triângulo: Pai, Filho e Espírito Santo, ou Presente, Passado e Futuro, ou Pai, Mãe e Filho, ou Tese, Antítese e Síntese... e assim sucessivamente em todas as coisas. Estes três componentes são representados no Aikido e no xintoísmo pelo Triângulo, pelo Círculo e pelo Quadrado. Assim, Sangen no Hosoku (a Lei do Três) é uma cosmologia baseada preliminarmente nos três estados da matéria: o sólido, o líquido e o gasoso. Depois, vem San no Hikari, as três luzes: o Sol, a Lua e as Estrelas que iluminam nossa existência. Estas três formas são a base das técnicas do Aikido. O triângulo representa o aikidoka fazendo a técnica em Irimi (Hanmi); nossa intenção em fazer a técnica circular representa o círculo espiralítico em que a técnica evolui; e finalmente, os pés naturalmente fazem o movimento “quadrado” (retangular, em bloco). O Fundador escreveu: Tai Wa San Men (o corpo está triangular), Kokoro Wamaru (o espírito redondo), Ashi Wa Shikaku Gen Noari (pés com movimento quadrado).

Muitas vezes Morihei Ueshiba observava, "A única maneira que encontro para explicar o Aikido é desenhar um triângulo, um círculo e um quadrado"- as três proporções mais perfeitas da geometria.

"Um triângulo com seu vértice voltado para cima simboliza o fogo e o linga cósmico; com sua ponta voltada para baixo, ele representa a água e o yoni cósmico. Os três lados do triângulo representam várias trindades: céu, terra e humanidade; mente, corpo e espírito; passado, presente e futuro. Um triângulo significa a dimensão do fluxo de ki.

O círculo é o emblema universal do infinito, da perfeição e da eternidade. A natureza se expressa em círculos, circuitos e espirais. O círculo é zero, o vazio que preenche todas as coisas. Ele representa a dimensão líquida.

O quadrado é estável, organizado e material. Ele é a base do mundo físico, composto de terra, água, fogo e ar. O quadrado simboliza a dimensão sólida."

Também é importante conceber os sangen em suas formas tridimensionais: o tetraedro (pirâmide), a esfera e o cubo. Sobre as três figuras fundamentais Morihei dizia:

"O triângulo representa a geração de energia e a iniciativa; é a postura física mais estável. O círculo simboliza unificação, serenidade e perfeição; ele é a fonte de técnicas ilimitadas. O quadrado retrata a forma e a solidez, a base do controle aplicado."


Texto extraído do livro "Os Segredos do AIKIDO", de John Stevens e
Aikido, o Caminho da Sabedoria - A Teoria (Wagner Bull, Ed. Pensamento)